Pare de sentir culpa pelo mal que te fizeram



Pare de sentir culpa...

Por ter confiado em pessoas que não são dignas de confiança.

Por ter aberto o coração para quem depois demonstrou "não possuir" coração.

Por ter dado tudo de si para alguém que te estendeu um tapete, mas que na primeira oportunidade o puxou dos seus pés.

Por ter acreditado nas superficiais gentilezas que depois se converteram em golpes de maldade.

Pare de sentir culpa por ter sido bom com pessoas que se aproveitaram dessa condição para te fazer sofrer. Não deixe que controlem seu modo de pensar, que modifiquem seu modo de agir, e muito menos que tirem sua paz por muito tempo. Essas pessoas não merecem ter o poder de endurecer seu coração.

Se tem a consciência tranquila que fez sua parte, pare de buscar em você justificativas para os erros dos outros! Não é pessoal, tem gente que age de acordo com o extremo do egoísmo e nada que você possa fazer vai mudar isso. Por isso a melhor opção é mudar de amigo, de companheiro, de colega de trabalho quando possível, etc. E quando não for possível se afastar, é imprescindível para a saúde parar de se culpar.

Nosso amadurecimento diário acontece através das experiências. Por isso é permitido que pessoas ainda sem luz, sem empatia, passem por nós fazendo um vendaval em nossas vidas.

Não devemos generalizar, acreditando que todo ser humano é capaz de cometer crueldades sem ressentimento. Devemos é manter os dois olhos abertos, permanecer somente onde haja reciprocidade e escutar sempre a vozinha da intuição, que é silenciosa, mas nunca falha! Essa sim está sempre ao nosso lado e nos protege de todos os sofrimentos que podem ser evitados. 



Comentários