Às vezes não é o mundo que precisa mudar e sim a nossa forma de enxergar o mundo.


Às vezes não é o mundo que precisa mudar e sim a nossa forma de enxergar o mundo. O foco nos nossos objetivos e metas podem criar, ou recriar, a nossa percepção de mundo. Devemos agir, independente do que os outros façam, pois somos os únicos autores da nossa própria vida através das nossas escolhas.
Segue abaixo algumas frases de Gandhi para mudar o mundo, ou melhor, o nosso mundo interior:
“Você deve ser a mudança que você quer para o mundo”
A melhor forma de mudar os outros é através dos nossos exemplos e ações, e não reclamações e divulgação de problemas. Se for para divulgar, que sejam as soluções. Por isso o autoconhecimento é tão importante. Primeiro mudamos nosso mundo interior para depois refletirmos nossos atos no mundo exterior.
“Ninguém pode me ferir sem minha autorização”
Relacionamentos abusivos, revolta com injustiças no trabalho, revolta com o cenário político, etc., tudo isso pode nos ferir, mas a questão é até quando vamos deixar que prejudique nossa saúde? Até quando vamos conviver com pessoas abusivas e que criam intrigas em nossas vidas e nos deixam para baixo? Até quando vamos autorizar que os outros "controlem" nossos sentimentos e ações?
“Os fracos nunca podem perdoar. O perdão é o atributo do forte.”
Quem não perdoa fica preso ao passado e não aproveita as situações para adquirir aprendizado. Os fortes são os que conseguem seguir em frente, sem mágoas no coração, pois sabem que a mágoa só prejudica quem a guarda.
 “Eu não quero prever o futuro. Estou preocupado em cuidar do presente. Deus não me deu nenhum controle sobre o momento seguinte.”
Apesar da importância de fazermos planos para o futuro, nossa mente deve estar voltada para o presente, que é o único momento que realmente existe. Não temos controle sobre o momento seguinte.
“Eu afirmo que sou um indivíduo simples sujeito a errar como qualquer ser-humano. Eu, no entanto, tenho humildade suficiente para confessar meus erros e refazer meus passos.”
Admitir os próprios erros é um gesto digno e necessário para o aprendizado constante, que ajuda a cultivar verdadeiros relacionamentos.
“Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, então você luta, você ganha.”
Persista naquilo que realmente deseja. Realize seu sonho por mais “bobo” que possa parecer para os outros. Existem mais pessoas que desistem do que fracassam.
“Suponho que a liderança em um determinado momento significava músculos, mas hoje isso significa ficar junto com as pessoas.”
O melhor líder é aquele que trabalha em conjunto com sua equipe guiando passos e processos com seus exemplos e, principalmente, consegue enxergar o lado bom de cada pessoa.
“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz, e o que você faz estão em harmonia.”
Seja você! Na autenticidade da sua singularidade, sem medo e sem máscaras, e só assim será feliz.
“O desenvolvimento constante é a lei da vida, e um homem, que sempre tenta manter seus dogmas e preconceitos para parecer consistente, dirige-se em uma falsa posição”
Sábio não é aquele que tudo sabe e sim aquele que sabe que ainda tem muito o que aprender, e que consegue passar por cima das suas próprias crenças limitadoras.
Portanto, modificar o mundo interior consequentemente modifica o exterior. Que possamos vencer a barreira da estagnação e enxergar o melhor que há em nós e o melhor que há nos outros.


Comentários