A linha tênue entre a sinceridade e a educação se chama sensibilidade


A linha tênue entre a sinceridade e a educação (ou respeito) se chama sensibilidade.

Sensibilidade é a faculdade de sentir compaixão, simpatia pela humanidade, empatia, ternura... Sensibilidade é uma das mais admiráveis qualidades intrínsecas dos seres humanos, embora às vezes muitos parecem "perdê-la", como nos momentos de embriaguez por excesso de bebidas alcoólicas ou outras drogas e embriaguez pelo próprio ego, causado pela manipulação das emoções alteradas que parecem fugir do controle, principalmente no “escudo” das redes sociais. 

O sentimento de incompatibilidade é normal. Nem sempre nos identificamos com o outro e quase sempre possuímos pensamentos divergentes. Porém, o que não nos deixa cometer o "sincericídio", expressão muito utilizada hoje em dia, é a educação e o respeito pelo próximo, contidos nessa poderosa característica humana chamada sensibilidade. Tudo o que parece ou soa diferente de nós, temos o impulso de criticar em nossos pensamentos, isso é comum. O que não pode passar a ser comum é deixarmos a educação de lado e falarmos o que pensamos sem nos importamos em agredirmos aos outros. 

Com exceção dos narcisistas perversos, qualquer pessoa que, por um momento, perca a sensibilidade sem se importar com sentimentos alheios, é tomada posteriormente de arrependimento. Se a sinceridade agressiva está muitas vezes se sobrepondo à educação e ao respeito, pode estar havendo uma manipulação da personalidade, principalmente em massa, dominada pelo “efeito manada”. Porém, cedo ou tarde, nesse caso, o arrependimento vai bater à porta. Pois qualquer pessoa consegue passar a se comportar como um narcisista perverso, mas jamais deixarão de sentir empatia e jamais perderão por muito tempo essa característica da mente sadia chamada sensibilidade. Portanto, ao contrário do que parece, o mundo não está perdido, mesmo diante um aparente caos decorrente da sinceridade exagerada. A maioria das pessoas possuem guardadas em seus corações os tesouros da alma, como o perdão, a compaixão, o altruísmo, a sensibilidade, etc. Só precisam se lembrar disso, recordar quem realmente são através da disciplina moral, reflexão e sabedoria. Aí sim teremos um mundo que vai para frente e não para trás. Chega de guerras. Busquemos a paz dentro de nós!




Comentários