Além de amar, é preciso demonstrar amor!


O “Eu te amo” é muito dito, principalmente nas redes sociais. E por que será que mesmo assim as famílias estão se afastando e se desintegrando cada vez mais?
Talvez porque, além de dizer, seja preciso demonstrar amor na linguagem que o outro entenda. Isso pode ser um pouco trabalhoso, pois a linguagem do outro nem sempre é a mesma que a nossa.

Porém, se você está querendo uma aproximação maior com entes queridos (filhos, netos, pais, companheiros, amigos, etc.), precisa descobrir a linguagem de amor deles e colocar essa demonstração em prática!

Existem várias formas de demonstrar e sentir amor, visto que somos seres únicos e diferentes uns dos outros, mas podemos citar as formas básicas, de acordo com o Livro “As cinco linguagens do amor”, do autor Gary Chapman.

Que tal descobrir a linguagem de amor daquela pessoa querida e demonstrar o quanto você a ama? Talvez seja isso que falte para criar uma profunda conexão.

Palavras de afirmação

São elogios, incentivos, amparo, etc. É elogiar a comida preparada com tanto carinho. É incentivar a pessoa a batalhar pela realização dos seus sonhos. É dizer o quanto ela é importante para você. Etc.

Presentes

Apesar de parecer o contrário, nessa linguagem de amor verdadeira, o valor do presente é o menos importante. Pode ser desde uma flor colhida num jardim, ou um bombom, até o presente mais caro. O que importa é o valor simbólico. Pois a pessoa que recebe sente-se imensamente grata e amada por ter sido lembrada.

Qualidade de tempo

É a dedicação de tempo exclusivo à pessoa. Mesmo que seja por poucos minutos, você precisa estar presente somente para aquela pessoa. É preciso sair um pouco de si, dos próprios pensamentos e opiniões e entrar neutro no mundo da outra pessoa, sem julgamentos, apenas com sua presença, carinho e atenção.

Gestos de serviço

Nesse caso, o que você faz pela pessoa, suas formas de servir, que mostra o quão importante ela é para você, pois está fazendo algo para vê-la feliz e realizada. Pode ser desde gestos de gentileza como abrir a porta do carro, até cuidar da casa, preparar uma boa refeição, pagar um curso, etc.

Toque físico

São as expressões de carinho como beijos, abraços, cafunés, mãos dadas. Algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente o amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras.
Cada indivíduo possui sua linguagem principal e, mesmo que alguém diga “eu te amo” em alguma das outras quatro linguagens, a pessoa não identificará essa expressão de amor. Por isso é importante saber usar a linguagem correta e se exercitar dia após dia para conhecer os dialetos pelos quais a sua expressão é realmente absorvida.

Palavras de afirmação, presentes, qualidade de tempo (presença), gestos de serviço e toque físico são as principais formas de demonstração de amor. São simples gestos que vão muito além de uma simples preocupação. São demonstrações de amor verdadeiro! Portanto, vale a pena começar ou continuar a demonstrar amor através de suas ações, além de dizer.

Mesmo quando pareça que não há um reconhecimento, devemos lembrar que o Universo devolve em dobro tudo o que fazemos pelos outros.


Comentários