O milagre da manhã – Seis hábitos que podem melhorar nossas vidas!


O autor Hal Elrod no livro “O milagre da manhã” informa sobre seis hábitos, os quais denomina de Salvadores de vida. A prática dessas seis atividades diárias, de preferência pela manhã, pode modificar nossa vida para melhor. São elas: silêncio, afirmações, visualizações, exercícios físicos, leitura e escrita.


Silêncio

Hal Elrod informa que é uma das mais importantes áreas a serem melhoradas no nosso dia a dia, em nosso estilo de vida barulhento, acelerado e com excesso de informações. O autor se refere ao silêncio intencional, onde ficamos um período em silêncio com o objetivo de beneficiar a mente. Se quisermos reduzir depressa o nível de estresse, devemos iniciar o dia com calma, clareza e paz de espírito, ou seja, o oposto do que a maioria de nós fazemos na correria do dia a dia.

A prática do silêncio pode ser feita através da meditação, oração, reflexão, respiração profunda ou gratidão. Portanto, escolha a que mais lhe agrada. Inserir silêncio em apenas 5 minutos da sua manhã pode transformar todo o seu dia!

Afirmações

“É a repetição das afirmações que leva à crença. Quando essa crença vira uma convicção profunda, tudo começa a acontecer.” Muhammad Ali

O autor informa no livro que todos nós temos um diálogo interno constante. Porém, pouquíssimas pessoas assumem a responsabilidade de escolher pensar de modo positivo e proativo, acrescentando valor à vida. Nosso diálogo interno influencia o nível de sucesso em todos os aspectos da nossa vida: confiança, saúde, felicidade, riqueza, relacionamentos.

Quando criamos e escrevemos afirmações para se alinhar com o que desejamos conquistar modificamos nossa mente de modo imediato. As informações transformam nosso modo de pensar e sentir, para que consigamos superar crenças limitantes e substituir pelo comportamento que precisamos para ter sucesso.

Ele ainda ressalta que ler artigos e livros de autoconhecimento também conta como afirmação. Tudo que lemos influencia nossos pensamentos. Ao lermos livros e artigos positivos de aperfeiçoamento pessoal, programamos nossa mente com pensamentos e crenças que ajudam a criar nosso sucesso.

Visualizações

Elrod informa que a visualização é a prática de gerar resultados positivos no mundo externo usando a imaginação para criar imagens mentais de comportamentos e resultados específicos. A maioria das pessoas vive limitadas por visões do passado. A visualização criativa permite criar a visão que vai ocupar nossa mente para imaginarmos um futuro empolgante, cativante e sem limites. Prepare-se! Visualize o que você realmente deseja. Visualize quem você precisa ser e o que precisa fazer para alcançar o que deseja.

Exercícios físicos

“Se você não encontrar tempo para fazer exercícios físicos, provavelmente vai precisar encontrar tempo para cuidar de doenças.” Robin Sharma

O autor afirma no livro que quando nos exercitamos toda manhã, mesmo que por alguns minutos, temos aumento da disposição, melhora da saúde, ganho de autoconfiança e bem-estar emocional. A atividade física matinal tem benefícios demais para ser ignorada. Portanto escolha a atividade que mais lhe agrada e comece seu dia se movimentando!

Lembrando que antes da prática de qualquer plano de exercícios é preciso consultar um médico, para saber o mais adequado, principalmente se estivermos com dores ou qualquer problema de saúde.

Leitura

“Ler está para a mente assim como os exercícios físicos estão para o corpo e a oração está para a alma. Nós nos transformamos nos livros que lemos.” Matthew Kelly

Segundo o autor, a leitura é o jeito mais rápido de transformar qualquer área da nossa existência. É um dos métodos mais imediatos para adquirir conhecimentos. O segredo é aprender com os especialistas e com quem já conquistou o que você deseja. Com uma quantidade quase infinita de livros disponíveis sobre todos os assuntos, não há limites para o conhecimento que se pode obter pela leitura diária.

Não ler autoajuda e autoconhecimento por exemplo, é uma escolha pessoal. Mas é sempre bom lembrar o que o autor ressalta, que quem não lê sobre esse tema está perdendo a quantidade ilimitada de conhecimento, crescimento e ideias transformadoras que poderia obter com algumas das pessoas mais brilhantes e bem-sucedidas do mundo.

Harold nos recomenda o compromisso de ler o mínimo de dez páginas por dia, embora cinco esteja bom para começar. Lendo dez páginas por dia, você pode chegar a ler 3650 páginas por ano, que corresponde a cerca de 18 livros de 200 páginas. Dessa forma, certamente, se tornará uma versão nova e melhorada de si mesmo!

Ele recomenda também reler bons livros. Pois raramente conseguimos ler um livro uma vez e internalizar todo o conhecimento contido nele.

Escrita

“Ideias podem surgir de qualquer lugar e a qualquer momento. O problema de fazer anotações mentais é que a tinta se apaga rápido demais.” Rolf Smith

O autor mantém um diário no qual escreve de cinco a dez minutos diários durante o “Milagre da manhã”. Além do benefício de ser uma terapia que custa zero centavos, escrever em um diário diariamente traz os seguintes benefícios: Obter clareza, registrar ideias, relembrar lições, reconhecer nosso progresso.

Ele diz que seu método de manter um diário varia: às vezes é um processo bem específico e estruturado, listando os motivos da minha gratidão, reconhecendo minhas conquistas, especificando as áreas que desejo melhorar e planejando as atitudes que me comprometo a tomar para melhorar. Em outras ocasiões é bem tradicional. Apenas um texto com o resumo do dia. Ambos são muito valiosos.

Segue o exemplo do cronograma do autor referente aos seis salvadores de vida:

Silêncio (5 minutos)
Afirmações (5 minutos)
Visualização (5 minutos)
Exercícios (20 minutos)
Leitura (20 minutos)
Escrita (5 minutos)
Tempo total: 60 minutos.

Esse tempo pode variar de cada pessoa, para menos ou para mais. E podemos adequar a sequência das atividades ao que faz mais sentido a cada um de nós. Podemos iniciar com atividade física e terminar com silêncio, por exemplo.

Erold informa também que podemos fazer os 60 minutos em 6 minutos, nos dias que não tivermos prioridade para realizar os 60 minutos do milagre da manhã. Basta utilizar um minuto para cada atividade que já sentiremos diferença para melhor no restante do dia!

Animados para iniciar o milagre da manhã? Se não quiser fazer sozinho(a), procure um parceiro de responsabilização (amigo, colega, companheiro, etc.) que também queira praticar o milagre da manhã para incentivar um ao outro. Vamos caminhar rumo ao nosso progresso! Juntos somos mais fortes!


Comentários