A arte na depressão



“A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.” Pablo Picasso
Através da arte refletimos o que sentimos. É um ótimo remédio que auxilia no combate das profundas tristezas e dos nossos vazios. Todas as formas de artes são belas e expressam a alma, o que permite nos conectar com a nossa própria verdade. 
A música tem o grande poder de mexer com nossas emoções, e de sintonizar em vários canais, dependendo da vibração, ou melhor, do ritmo. Através dela expressamos e despertamos sentimentos, que podem variar do estado de intensa alegria até o de intensa melancolia. Portanto, ouça as tristes com moderação.
Nas artes plásticas eternizamos nossa singularidade, expressando com emoção nossa visão do mundo, e nas artes cênicas expressamos a pluralidade, através da interpretação de vários personagens, nos doando de corpo e alma.
Na arte da escrita podemos criar um universo à parte, onde o mundo pode girar em torno dos nossos desejos, ou podemos simplesmente expressar sentimentos e desabafar o que nos incomoda e aprisiona na vida que construímos.
Se na dor vivenciamos o reprimir, na arte vivenciamos o exprimir. Independente do tipo de arte, o que importa é se expressar, deixar a alma falar, e através dela se conhecer. Portanto, utilize a arte para te ajudar a driblar a tristeza quando ela estiver querendo pegar você! Relate momentos através de uma crônica, por exemplo, ou extravase sentimentos através da poesia.
Fique ciente de que tudo que você vibra também atrai. E o mais difícil de lidar não é com a atração das coisas ruins, que apesar de serem dolorosas, são as mais comuns no nosso dia a dia, e sim com a atração das coisas boas, pois nem sempre estamos preparados para receber essa energia ”estranha” e tão pouco difundida chamada “amor”, e acabamos repelindo sem querer. Se entregue sem medo ao amor, essa é a verdadeira terapia. Doar carinho e sorrisos atrai mais carinho e sorrisos, seja do jeito que for.
“O que não tem remédio, remediado está.” Coragem para mudar o que pode, e resignação para aceitar o que não pode. Torne cômico o trágico, a vida é tão frágil. Entre para o ciclo virtuoso de “fazer arte” e não saia, assim ficará mais fácil viver e mais difícil da tristeza pegar você!

Comentários

  1. Cila,Amiga:penso que a Música é a Alegria de Deus,mostrada ao Homem,e que sem Arte e sem Honestidade, a Vida não vale...Em frente!...

    ResponderExcluir

Postar um comentário