Amor à distância


É possível amar alguém que nunca viu?

Pessoas que nunca se olharam, nunca se tocaram e que só conversaram por voz ou chats, constantemente sentem afinidades. De repente percebem uma ligação tão forte que se pegam dependentes uma da outra, os bate papos tornam-se frequentes e mesmo quando desconectados da internet continuam conectados em pensamentos. Elas tornam-se presentes na vida uma das outras, mesmo sem estarem presentes. Surge então um sentimento muito forte de carinho, afeto, paixão e até amor.

Mas como é possível se apaixonar por quem nunca tocou e nem olhou?

O relacionamento é virtual, mas os sentimentos sempre são reais, mesmo existindo apenas em nós. Pois o que é a paixão, senão a idealização que fazemos da outra pessoa? Basta observarmos o que acontece após um tempo de convivência num relacionamento que se inicia no ápice da paixão (seja virtual ou real), e principalmente num casamento, onde o contato é mais constante. A fantasia, a idealização, vai se dissolvendo na mesma proporção em que se conhece o outro exatamente como ele é, e não como esperávamos que fosse. Não precisamos tocar para fantasiar e, embora no relacionamento real haja o toque, vivemos por um tempo num mundo da fantasia, com alguém idealizado que existe apenas em nossa mente.

E amar é possível?

O amor já é um sentimento mais profundo, que sobrevive ou apenas vive, simplesmente por não fantasiar nada. Está acima da paixão, ou qualquer padrão idealizado. E mesmo que fique triste, chateado, que se decepcione, o amor perdura, pois consegue enxergar a pessoa exatamente como ela é, com suas qualidades e defeitos, através dos olhos da alma. Mesmo à distância, sem contato, ou melhor, sem tato, ele não só existe, mas por vezes é o que temos de mais real na nossa vida. Pessoas que se amam jamais se odeiam e nem sentem dúvidas do sentimento que nutrem uma pela outra, pois uma vez amarrado os laços do amor, eles podem até se afrouxar por um tempo, mas jamais desatar, senão era apenas paixão, a ilusão da idealização.

Tentamos, mas não conseguimos entender com a razão de onde vem o amor. Como conseguimos sentir algo tão forte por quem nunca vimos e, ao mesmo tempo, não sentir nada por quem convivemos todos os dias? Como diz um grande poeta: “Quem souber contar os segredos do amor terá o sublime dom de revelar o princípio e o fim”.

Portanto, seja o amor fraterno ou amor romântico, é possível sim amar à distância, pois é a alma quem começa a amar, o corpo apenas reage ao amor.

 
 





Comentários