“Na vida quem perde o telhado ganha as estrelas”


Dizem que quando a gente perde, às vezes, a gente ganha. Se pararmos para analisar, quando a gente perde também ganha, sempre. Mesmo que esse ganho seja “apenas” experiência, que é o que nos constrói e nos aprimora a todo instante.

Tudo na vida tem dois lados. Por mais negativa que possa parecer uma situação, há um lado positivo. Tentar enxergar o lado bom em tudo dá um pequeno trabalho, mas gera grandiosos resultados!

Todos nós passamos por dores, perdas, desamores... É natural. O que não é normal, mas se tornou um hábito, é a competição com a dor do outro. É importante para a saúde falar sobre nossos problemas, desabafar com amigos íntimos, com terapeutas, etc., mas é altamente prejudicial tornar a reclamação um vício, alimentando diariamente nossas próprias tristezas.

Naturalmente temos momentos de altos e baixos, mas os “baixos” só se tornam constantes quando cultivamos o hábito de reclamar. Já os momentos “altos” predominam na nossa vida quando passamos realmente a cultivar o tão divulgado hábito de agradecer. Pois assim, mesmo nos baixos não nos falta amparo. Por mais que passamos por um sufoco, o fôlego nunca acaba completamente antes de conseguirmos voltar à superfície.

Às vezes a gente perde o telhado mesmo, a nossa casa, mas como já aprendemos a “contemplar” as estrelas, elas nos guiam para outro lar ainda melhor que o anterior.

Às vezes, perdemos o trabalho e passamos dificuldade por um tempo, mas como já aprendemos a agradecer o pouco que possuímos, esse “pouco” nunca acaba devido a ajuda de generosos amigos e familiares.

Às vezes, perdemos a convivência com pessoas importantes para nós, e a vida nos ensina a enxergar o melhor de nós mesmos. Então passamos a conviver intimamente somente com aquelas que também se importam com a gente, que reconhecem nosso verdadeiro valor.

Realmente na vida, perder é apenas um mero ponto de vista. E ganhar pode ser a vista de vários pontos, principalmente quando se cultiva o hábito de agradecer!





Comentários