Que no próximo ano sejamos mais fitness do coração!

Um dos melhores livros que li esse ano foi “Fitness do Coração” de Valeria Teles. Uma personal trainer que criou a filosofia “Fit for Joy” (apto para a alegria), com o objetivo de aflorar o amor que há dentro de cada um de nós.


A maioria de nós sabe que o segredo de uma boa dieta é comer menos, principalmente açúcares e alimentos industrializados, aliado à uma atividade física, de preferência que nos cause satisfação. Porém, poucos de nós seguimos essa regra saudável e equilibrada.

A moda fitness radical de cortar carboidratos (com exceção da batata doce, claro) se espalhou de tal forma que se tornou comum algo que não é normal. Os carboidratos complexos, geradores de energia, podem e devem fazer parte de uma dieta saudável. Por isso devemos sempre procurar um profissional da área da nutrição junto com o profissional de educação física, quando a prioridade for realmente focar na saúde.

No livro, a autora conta sobre as agressões feitas ao próprio corpo, como treinos pesados que machucam músculos, e podem causar danos irreversíveis, e dietas apenas à base de proteínas que sobrecarregam fígado e rins, para se alcançar um corpo “escultural”.

No ápice de sua carreira, após ganhar uma competição de fisiculturismo, ela entrou em depressão, pois percebeu que o radicalismo por trás de sua meta fitness tinha um objetivo de preencher um vazio existencial, causado por problemas mal resolvidos da infância, o que gerou mágoas com seus familiares e com ela mesma. Foi através do autoconhecimento, e não da fuga dos problemas do coração conquistando um bem-estar e uma fama superficial, que a autora conseguiu entender o verdadeiro amor, desenvolvendo a alegria e o perdão para se tornar fitness do coração.

Portanto, vamos unir a meta de termos um corpo mais saudável, o que é essencial para nossa saúde, com a meta de termos também um coração mais saudável.

Que o corpo malhado não seja a fuga de um coração triste e doente, muito pelo contrário. Corpo, mente e coração precisam estar em sintonia para alcançarmos uma vida verdadeiramente fitness.

Assim como ter um corpo saudável beneficia primeiro a você para depois beneficiar aos que estão à sua volta, através da sua alegria e expressão do bem-estar, ter um coração mais bondoso, compreensivo e repleto de compaixão também o beneficia primeiro para depois influenciar aos outros. A questão é: nem sempre as outras pessoas são dignas do nosso perdão (pois continuarão agindo da mesma forma), mas nosso coração é sempre digno de ser mais leve, sem carregar o peso do rancor.

A ciência está comprovando, cada vez mais, que o perdão, a positividade, a bondade e a alegria que nos livram das graves doenças. Já a vingança, a mágoa e a maledicência, apesar de causar um “bem-estar” momentâneo, é superficial e nos conecta com vibrações pesadas que sugam nossa energia vital!

Todos nós temos o bem e o mal dentro de nós. Porém, enquanto a expressão do bem causa alegria e longevidade, a expressão do mal rouba nossa saúde.

Portanto, que no próximo ano sejamos mais fitness do coração, treinando corpo e mente com coragem e perdão! Um Ano Novo iluminado a todos nós!


Comentários